Jogos em Sala de Aula: Ferramenta que Potencializa a Aprendizagem ou Apenas uma Proposta Lúdica?
Resumo
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada a partir de entrevistas para tentar identificar se os professores utilizam os jogos nas aulas de Matemática da forma como está proposto nos atuais documentos e na literatura da área de Educação Matemática. Procuramos também identificar se as falhas encontradas são decorrentes de sua formação. Participaram da pesquisa três professoras de escolas publicas de Belo Horizonte. A coleta dos dados foi feita por meio de uma entrevista cujo objetivo era saber se os professores têm clareza quanto ao significado do jogo no ensino de Matemática e se conhecem as propostas dos documentos oficiais sobre essa temática. Os resultados mostraram que o uso dos jogos como metodologia de ensino não se dá de forma simples e que para alcançar os objetivos desejados, é necessário que os professores estejam constantemente refletindo sobre como e porquê utilizar os jogos no ensino de Matemática, se dispondo a desenvolver estratégias que favoreçam o desenvolvimento de hábitos de investigação nos alunos.
Palavras-chave: Educação Matemática. Jogos. Formação de professores.
Palavras-chave: Educação Matemática. Jogos. Formação de professores.
Palavras-chave
Educação Matemática
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18674/exacta.v2i3.252