Jogos em Sala de Aula: Ferramenta que Potencializa a Aprendizagem ou Apenas uma Proposta Lúdica?

Silvia Kelly Torres da Cunha, Karine Nayara Faria do Valle, Everton Beghini V. Lopes, Luciana Maria Tenuta de freitas

Resumo


Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada a partir de entrevistas para tentar identificar se os professores utilizam os jogos nas aulas de Matemática da forma como está proposto nos atuais documentos e na literatura da área de Educação Matemática. Procuramos também identificar se as falhas encontradas são decorrentes de sua formação. Participaram da pesquisa três professoras de escolas publicas de Belo Horizonte. A coleta dos dados foi feita por meio de uma entrevista cujo objetivo era saber se os professores têm clareza quanto ao significado do jogo no ensino de Matemática e se conhecem as propostas dos documentos oficiais sobre essa temática. Os resultados mostraram que o uso dos jogos como metodologia de ensino não se dá de forma simples e que para alcançar os objetivos desejados, é necessário que os professores estejam constantemente refletindo sobre como e porquê utilizar os jogos no ensino de Matemática, se dispondo a desenvolver estratégias que favoreçam o desenvolvimento de hábitos de investigação nos alunos.
Palavras-chave: Educação Matemática. Jogos. Formação de professores.

Palavras-chave


Educação Matemática

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DOI: http://dx.doi.org/10.18674/exacta.v2i3.252
ISSN 1984-3151