Exibir metadados

Para Além do Canteiro de Obras: Saberes de Prudência e Desenvolvimento Local


 
Dublin Core Metadados para o PKP Metadados do documento
 
1. Título Título do documento Para Além do Canteiro de Obras: Saberes de Prudência e Desenvolvimento Local
 
2. Autor Nome do autor, afiliação institucional, país Elenice Maria Oliveira Antunes; Centro Universitário UNA de Bom Despacho; Brasil
 
2. Autor Nome do autor, afiliação institucional, país Alexandra Passos do Nascimento; Centro Universitário Una; Brasil
 
3. Assunto Área(s) do Conhecimento Educação; Ciências Sociais; Humanidades
 
3. Assunto Palavras-chave(s) saberes de prudência; desenvolvimento local; segurança do trabalho
 
3. Assunto Classificação de assunto segurança do trabalho na construção civil
 
4. Descrição Resumo

eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifier http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v14i2.3372

Beyond the Construction Site: Knowledge of  Prudence and Local Development

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender como os chamados “saberes de prudência” – experiências e saberes acumulados ao longo dos anos de atividade profissional – dos trabalhadores da construção civil podem contribuir para a diminuição dos acidentes no setor. A pesquisa possui abordagem qualitativa, com enfoque exploratório e descritivo. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados entrevistas semiestruturadas realizadas com 12 trabalhadores da construção civil e a observação simples. Os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo. Foi possível observar a desconsideração dos saberes desenvolvidos pelos operários em detrimento aos conhecimentos técnicos da equipe gestora da obra, uma vez que os gestores de segurança do trabalho utilizam métodos e ferramentas que não possibilitam o diálogo e a troca de conhecimentos durante as capacitações realizadas nos canteiros de obras. Durante os treinamentos obrigatórios propostos pelos gestores de segurança do trabalho, os operários são meros espectadores.  No entanto, observou-se que, no cotidiano do trabalho, os operários desenvolvem e compartilham práticas não contempladas pelas normas – os “saberes de prudência”. Estes, se compartilhados por meio da participação e do diálogo na construção de seu espaço de trabalho,podem contribuir para a emancipação social e política dos trabalhadores. O reconhecimento do “saber fazer” do trabalhador contribui para uma formação profissional qualificada e para a busca por melhores condições de trabalho. Nesse sentido, a formação crítica dos trabalhadores – que por meio da participação se tornam sujeitos conscientes de sua capacidade de transformação – transborda os canteiros de obras, visando a    emancipação e construção do desenvolvimento local.

Palavras-chave: Construção civil. Segurança do Trabalho. Saberes de prudência. Desenvolvimento Local.

 

Abstract: This paper aims to understand how the so-called “prudential knowledge” – experiences and knowledge accumulated over the years of professional activity – of civil construction workers can contribute to the reduction of accidents in the sector. The research has a qualitative approach, with an exploratory and descriptive focus. Semi-structured interviews conducted with 12 civil construction workers and simple observation were used as data collection instruments. Data were analyzed in light of content analysis. It was possible to observe the disregard of the knowledge developed by the workers to the detriment of the technical knowledge of the management team of the work, since the occupational safety managers use methods and tools that do not allow for dialogue and the exchange of knowledge during the training carried out on the construction sites of works. During mandatory training proposed by occupational safety managers, workers are mere spectators. However, it was observed that, in their daily work, workers develop and share practices not covered by the norms – the “knowledge of prudence”. These, if shared through participation and dialogue in the construction of their workspace, can contribute to the social and political emancipation of workers. The recognition of the worker’s “knowing how to do” contributes to qualified professional training and to the search for better working conditions. In this sense, the critical training of workers – who through participation become subjects aware of their capacity for transformation – overflows the construction sites, aiming at the emancipation and construction of local development.

Keywords: Civil construction. Workplace safety. Prudential knowledge. Local development.

Recebido em: 30/08/2021  – Aceito em 18/11/2021

 
5. Editora Editora, localização Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH
 
6. Contribuidor Patrocínio
 
7. Data (YYYY-MM-DD) 17-03-2022
 
8. Tipo Situação & gênero Artigo Avaliado pelos Pares
 
8. Tipo Tipo
 
9. Formato Formato do Documento PDF
 
10. Identificador Identificador de Recurso Uniforme (URI) https://openaccesslegada.emnuvens.com.br/dchla/article/view/3372
 
11. Fonte Título da Revista/conferência; V. N. ano e-hum; v. 14, n. 2 (2021): Dossiê “Educação, Trabalho e Cidadania".
 
12. Idioma Português=pt pt
 
13. Relacionamento Docs. Sups.
 
14. Cobertura Localização geográfica, cronológica, amostra (gênero, idade, etc.) Nacional,
Cronológica,
trabalhadores da construção civil
 
15. Direitos Direito autoral e permissões Direitos autorais 2022 Elenice Maria Oliveira Antunes
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.