Qualidade da interação do usuário com interfaces dos sites de instituições do serviço público
Resumo
Fundamentado nos estudos da usabilidade e em discussões sobre design centrado no usuário, este trabalho intenta discutir o design de interfaces com base na proposição de tarefas em sites de instituições de serviço público, uma de alcance local e outra, nacional. Participaram da investigação cinco estudantes voluntários, que cumpriram um protocolo de ações nas páginas da Receita Federal e da Prefeitura de Belo Horizonte. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi desenvolvida no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), como parte das atividades do curso de Engenharia de Computação. Como métodos de coleta de dados, foram utilizados um software de gravação de movimentação na tela do computador e a observação direta não-participante. Os resultados apontam para aspectos relativamente padronizados nas condutas dos usuários dos sites, que aprendem a se mover neles ou tentam solucionar problemas quando se deparam com impasses na navegação. Também são relatados problemas encontrados nas páginas, que poderiam ser redesenhadas de acordo com metas de eficácia e eficiência de uso pelo cidadão comum.