Canal de Distribuição: Quem é o Culpado Pelo Atraso na Entrega?

Pedro Ribeiro de Carvalho

Resumo


Este artigo teve por objetivo pesquisar como os laboratórios e distribuidores de São Paulo estão atendendo as demandas por intermédio do canal de distribuição aos hospitais de Belo Horizonte e região metropolitana. A revisão teórica teve abordagem voltada para o canal de distribuição. Enquanto que a metodologia foi qualitativa com método de estudo de multicaso, o modelo de amostragem foi intencional, não-probabilística, sendo: oito distribuidores e laboratórios e seis hospitais. Para levantamento de dados adotou a técnica de uso de questionário semi-estruturado contido de onze perguntas abertas aplicado via e-mail em responsáveis pelos setores comerciais e suprimentos. A análise e interpretação dos dados buscaram conhecer o nível de relacionamento e os impactos causados pelos atrasos das entregas dos produtos. A conclusão evidenciou que muitas vezes as transportadoras são apontadas pelos distribuidores e laboratórios como as culpadas pelos atrasos nas entregas. No entanto, os hospitais apontam que não negociam os fretes com as transportadoras. Aponta necessidade de aprimoramento do processo no canal de distribuição tanto por parte dos distribuidores como dos laboratórios, uma vez que a satisfação dos clientes no que refere aos prazos de entregas dos produtos não se encontra totalmente preenchida.

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