Jornalismo audiovisual e jovens universitários: produção e consumo no Brasil e no território ibero-americano
Resumo
Refletir sobre as reconfigurações, a produção e o consumo do jornalismo audiovisual implica entender os modos como a juventude atua no ambiente convergente para se informar. Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa realizada, por meio da aplicação de questionários com alunos de Comunicação e Jornalismo nas cinco regiões do Brasil e no território ibero-americano. O texto também aponta características das notícias em áudio e vídeo dos sites jornalísticos mais acessados por universitários no Brasil e em Portugal e Espanha, analisadas mediante a utilização de cinco categorias: 1. Objetivos e estratégia comercial; 2. Homepage, armazenamento e acesso; 3. Usos e formatos de vídeos; 4. Interação com as redes e 5. Linguagens e temáticas. Esta investigação está inserida em projeto maior do Grupo de Pesquisa Mídia, Jornalismo Audiovisual e Educação (MJAE- PPGCOM/UFRJ).
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AMÉRICO, Marcos; GELONEZE, Fernando. Proposta de classificação para produtos comunicacionais para dispositivos móveis. In: 11º ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO (FNPJ). Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo – SP. 18-21/abr/2008.
BECKER, Beatriz. Mídia, telejornalismo e educação. Revista Matrizes, USP: SP, v. 10, n.1, jan./abr. 2016.
BECKER, B. MACHADO, H.; WALTZ, I.; SILVA, R. P. Inovação e Juventude: um estudo sobre produção e consumo de notícias e o Jornalismo por vir. Comunicação & Inovação, v. 19, n. 40, 2018. Disponível em: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/5172.
BELOCHIO, Vivian. Convergência e a atualização do contrato de comunicação de veículos noticiosos multiplataforma: buscando marcas no dispositivo jornalístico. Revista Intexto, Porto Alegre, UFRGS, n. 26, p. 18-37, jul. 2012.
BOURDIEU, P. A “juventude” é apenas uma palavra. In: BOURDIEU, P. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero. 1983.
CASTELLS, Manuel et al. Mobile communication and society: a global perspective. Cam-bridge: MIT Press, 2007.
CEBRIÁN HERREROS, Mariano. Información Televisiva: mediaciones, contenidos, expre-sión y programación. Madrid: Editorial Sintesis, 2003.
DELOITTE. Digital Media: Rise of on-demand content. Disponível em: https://www2.deloitte.com/content/dam/Deloitte/in/Documents/technology-media-telecommunications/in-tmt-rise-of-on-demand-content.pdf. Acesso em: 09/jul/2018.
DEUZE, Mark. What is Multimedia Journalism? Journalism Studies, vol. 5, n. 2, 2004, p. 139–152.
EYE SQUARE. iPad – the new way of reading: goodbye Gutenberg. Alemanha: Eye Square GmbH. Publicado em 01/nov/2011. Disponível em: http://download.eye-square.info/press/eye-square-iPad-Studie-2010-praesentation-ohne-videos_en.pdf. Acesso em 21/jul/2012.
LARA, Tania. Conteúdo jornalístico deve se adaptar aos diferentes dispositivos móveis. Blog Jornalismo nas Américas. Publicado em 20/abr/2012. Disponível em: http://knightcenter.utexas.edu/pt-br/blog/00-9819-conteudo-jornalistico-deve-se-adaptar-aos-diferentes-dispositivos-moveis. Acesso: 18/jun/2012.
MACHADO FILHO, Francisco; FERREIRA, Mayra Fernanda. Jornalismo audiovisual: da tela da TV para outras telas. Brazilian Journalism Research, Vol. 8, No. 2, 2012, p.135-153.
MEDITSCH, Eduardo. Pedagogia e Pesquisa para o Jornalismo que está por vir. A função social da Universidade e os obstáculos para a sua realização. Florianópolis: Insular, 2012.
PERALTA, Miquel. Teleinformatius: la transmissió televisiva de l’actualitat. Barcelona: Trípodos, 2005.
PORTO, D.; FLORES, J. Periodismo Transmedia. Madri: Editorial Fragua, 2012.
PORTO RENÓ, Denis. Formatos y técnicas para la producción de documentales transmedia. In: IRIGARAY, Fernando; LOVATO, Anahí (Eds.). Hacia la comunicación transmedia. 1a ed. Rosario: UNR Editora – Editorial de la Universidad Nacional de Rosario, 2014, p.133-146.
RENAULT, Letícia. Webtelejornalismo. Rio de Janeiro: E-papers, 2014.
SCRIVANO, Roberta. Cinco milhões com os olhos na tela dos tablets no Brasil. O Globo on-line. Disponível em: http://oglobo.globo.com/tecnologia/cinco-milhoes-com-os-olhos-na-tela-dos-tablets-no-brasil-6239175. Publicado em 30/set/2012. Acesso em 30/set/2012.
Direitos autorais 2020 Juliana Fernandes Teixeira, Beatriz Becker, Igor Waltz, Heitor Machado, Allysson Martins, Ainara Larrondo
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.