Tecnologias Informacionais e Comunicacionais no Ensino de Matemática: a produção de atividades investigativas num curso de Mestrado Profissional em Educação Matemática.

Frederico da Silva Reis, Davis Oliveira Alves, Alexandre Botelho Brito, Chrisley Bruno Ribeiro Camargo, Fausto Rogério Esteves, Ronaldo Asevedo Machado

Resumo


O presente trabalho traz uma reflexão sobre a utilização de Tecnologias Informacionais e Comunicacionais no ensino de Matemática como uma tendência de pesquisa e prática em Educação Matemática que implica numa mudança do cenário
atual da sala de aula e do papel de seus principais atores: o professor, que passa a ser um mediador na construção do ensino, e os alunos, que devem assumir uma postura de agentes ativos na construção de seu conhecimento. A seguir, apresentamos atividades investigativas elaboradas e testadas por alunos do Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto, envolvendo alguns conteúdos de Geometria e Álgebra trabalhados nos Ensinos Fundamental e Médio, sob a forma de seqüências para a sala de aula que podem ser utilizadas por Professores de Matemática. Com isso, buscamos contribuir para o desenvolvimento profissional desses docentes e destacar o papel das tecnologias
na sala de aula de Matemática, redirecionando o seu processo de ensino, visando uma aprendizagem significativa.

Palavras-chave


Tecnologias Informacionais e Comunicacionais; Atividades Investigativas; Ensino de Matemática.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18674/exacta.v1i1.215
ISSN 1984-3151