Inteligência Competitiva e Sistemas de Informação para Gestão Estratégica: Uso da Informação pelo Comércio Local em Santa Luzia

Juvenal Saulo César de Souza, Cayley Guimarães

Resumo


Várias são as mudanças nas atividades humanas e organizacionais ocasionadas pelo surgimento das Tecnologias de Informação e Comunicação e pelos Sistemas de Informação. A Monitoração do Ambiente Externo, a análise da informação obtida na Inteligência Competitiva, seu entendimento, e seu uso pelas empresas podem ser associadas ao sucesso da organização. Este artigo apresenta o resultado de estudo de caso de empresas de comércio de Santa Luzia. Optou-se por uma pesquisa exploratória, qualitativa, com 5 empresas no que se refere ao comportamento das mesmas no uso da informação externa para ganho competitivo. Encontrou-se
que o uso das informações gera ganhos competitivos.
Palavras-chave – Monitoração Ambiental. Inteligência
Competitiva. Sistemas de Informação. Ganho Competitivo.

Palavras-chave


Inteligência Competitiva; Monitoração Ambiental

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18674/exacta.v2i2.237
ISSN 1984-3151