VOCÊ QUER SER PROFESSOR?

Ana Cláudia de Oliveira, André Roberto Nery de Oliveira, Elvira Jane Santana, Gilmar Félix dos Santos Júnior

Resumo


Este trabalho tem como objetivo analisar as intenções dos alunos do 3º ano do Ensino Médio em relação a seguir ou não a carreira docente. Para a coleta de dados foi realizada uma pesquisa de opinião com alunos de duas escolas de Belo Horizonte, sendo uma pública e outra particular. Foram feitos gráficos comparativos para favorecer uma análise mais precisa dos dados coletados. O foco do trabalho foi expor as perspectivas da carreira docente segundo os alunos pesquisados, e também entender os principais motivos da pouca aceitação, por parte dos mesmos, para com a profissão de professor. Entre os resultados encontrados ficou claro que a baixa remuneração é o principal motivo para a não escolha da profissão de professor e que ser professor de Matemática é ainda menos atraente do que ser professor de outras disciplinas.

Palavras-chave


Carreira docente; Professor de Matemática; Escolha profissional.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18674/exacta.v4i2.329
ISSN 1984-3151