Foco e Escopo
Lançada em 2007, a revista científica eletrônica e-Com conta com periodicidade semestral e avaliação por pares. Vinculada ao Instituto de Comunicação e Design do Centro Universitário Belo Horizonte (UniBH), a publicação busca difundir a produção acadêmica de pesquisadores, professores e profissionais de Comunicação Social e áreas afins, inseridos em instituições brasileiras e estrangeiras. A revista almeja, ainda, a promoção de debates e interlocuções relevantes a seu campo epistemológico de atuação.
Processo de Avaliação pelos Pares
A revista e-Com recebe artigos originais, com resultados de estudos e pesquisas científicas, além de comunicações, artigos de revisão, estudos de casos e resenhas. Os textos devem abordar questões relativas à Comunicação Social e/ou a temáticas transversais (mídia, cultura, sociedade, política, novas tecnologias, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, semiótica, dentre outros). Os trabalhos deverão ser submetidos pelo SEER Deadline http://revistas.unibh.br/index.php/ecom, mediante cadastro do autor. Atualmente, a revista está qualificada como B5 no sistema Qualis de periódicos da Capes.
Periodicidade
A publicação é anual.
Política de Acesso Livre
A revista e-Com oferece acesso livre e imediato às publicações veiculadas. O periódico orgulha-se de veicular conteúdo gratuito na internet, de modo a integrar o processo global de proliferação de conhecimento científico. Como parte da politica de acesso livre, a revista e-Com estabelece compromisso de acesso livre com o Diadorim. Trata-se de diretório de informações para política editorial das revistas científicas brasileiras, que trata de armazenamento, acesso e uso de artigos em Repositórios Institucionais de Acesso Aberto (RI). Salienta-se que o periódico e-Com é gratuito e não cobra taxas e/ou quaisquer outros valores para submissão e/ou processamento e/ou publicação dos artigos.
Arquivamento
A revista e-Com utiliza o sistema LOCKSS, em parceria com a Rede Cariniana coordenada pelo IBICT - Brasil, para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes, de maneira a permitir, às mesmas, a criação de arquivos permanentes da revista para preservação e restauração do periódico.
Indexadores e repositórios