É verdade esse "bilete" – Toda marca pode usar um meme? Um estudo a partir dos exemplos da Netflix e do Cemitério Jardim da Ressurreição
Jordania Aparecida Bento de Souza Pereira
Resumo
As novas tecnologias possibilitaram uma série de transformações na comunicação. Além da velocidade da informação e da possibilidade de interagir com milhares de pessoas, novas formas de linguagens surgiram, sobretudo nas redes sociais. Atualmente, uma das formas que possui grande expressão é o meme, que este artigo busca compreender como uma estratégia de marketing das marcas. O objeto de estudo é o meme “É verdade esse bilete”, que viralizou na web em agosto de 2018. Para identificar como esse recurso é utilizado, foram analisadas publicações realizadas pelas marcas Netflix e Cemitério Jardim da Ressurreição (Cemi), com o meme citado. Por serem empresas de nichos distintos, mas que possuem semelhanças na forma de interagir e engajar sua audiência na internet, o trabalho buscou entender se a linguagem memeal pode ser adequada a todas as empresas para conquistar mais fãs apaixonados.
Palavras-chave
meme, Netflix, Cemi, interação, engajamento, redes sociais.
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