“Balaaaaança, Maranhão!”: critérios de noticiabilidade no programa Balanço Geral MA - TV Cidade/São Luís
Resumo
Este artigo tece sobre a presença de gatekeeping, gatewatching, newsmaking e os critérios de noticiabilidade presentes no programa Balanço Geral MA, da TV Cidade, em São Luís - Maranhão. Questiona-se, neste estudo, “Quais os critérios de noticiabilidade mais recorrentes na rotina produtiva do programa em questão?” Para chegar à resposta deste questionamento, esta pesquisa foi pautada em uma metodologia bibliográfica e elenca os principais teóricos do jornalismo, com foco nos estudos sobre gatekeeping, gatewatching, newsmaking e critérios de noticiabilidade, a fim de apresentar uma reflexão sobre o papel do selecionador de notícias em meio ao contexto digital que se vive. Por fim, apresenta os resultados de um estudo de caso, realizado in loco a partir de entrevista com apresentadores, diretores e produtores do programa, que aborda o processo de construção da notícia jornalística, assim como os critérios de noticiabilidade e seus valores-notícia compreendidos como fatores decisivos para a escolha dos fatos a serem publicados. Evidenciou-se, neste estudo, que há uma diversidade de critérios de noticiabilidade e muitos profissionais da comunicação não sabem dizer o que são e fazem uso deles sem saber.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALSINA, Miguel Rodrigo. A construção da notícia. Petrópolis: Vozes, 2009.
BARDOEL, Jo; DEUZE, Mark. ‘Network journalism’: Converging competencies of old and new media professionals. Australian Journalism Review, v. 23, n. 3, p. 91-103, dez. 2001.
BRUNS, Axel. Gatewatching: collaborative online news production. Nova York: Peter Lang, 2005.
HERREROS, Mariano Cebrián. Información Televisiva: mediaciones, contenidos, expresión y programación. Madrid: Editorial Sintesis, 2003.
HOHLFELDT, Antônio; MARTINO, Luiz C.; FRANÇA, Vera Veiga. Teoria da Comunicação: Hipóteses contemporâneas de Pesquisa em Comunicação. Petrópolis, Rio de Janeiro. Editora Vozes. 2001.
HOHLFELDT, A. Hipótese contemporânea de pesquisa em comunicação. In: HOHLFELDT, A; MARTINHO, L.C.; FRANÇA, V.V (organizadores). Teorias da comunicação: conceitos, escolas e tendências. 8. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
KUNCZIK, Michael. Conceitos de Jornalismo; norte e sul. São Paulo: Edusp, 2001.
LEVINSON, Paul. New new media. 2ed. Boston: Pearson, 2013.
MINISTÉRIO DA SAÚDE
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SÁUDE
NOBLAT, Ricardo. A arte de fazer um jornal diário. 7 ed. 2º reimpressão. São Paulo: Contexto, 2008.
PENA, Felipe. Teoria do Jornalismo. São Paulo: Contexto, 2005.
PEREIRA JÚNIOR, Alfredo Eurico Vizeu. Decidindo o que é notícia: os bastidores do telejornalismo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005.
PÉREZ-LUQUE, Maria José e FORONDA, Maider Pena. El reto de crear noticias online. Análisis de la comunicación online actual y perspectivas de futuro. 2001.Disponívelem:. Acesso em: 5 de abril de 2010.
PINTO, Ricardo Jorge e SOUSA, Jorge Pedro. O futuro incerto da internet: intercomunicar além do comércio e da publicidade. 1998. Disponível em: . Acesso em: 15 de janeiro de 2010.
PONTE, Cristina. Leituras das notícias: contributos para uma análise do discurso jornalístico. Lisboa: Livros Horizonte, 2004.
ROCHA, Heitor. Habermas e a teoria do jornalismo: a manipulação ideológica como distorção sistemática da comunicação. Revista Contracampo, Niterói, Universidade Federal Fluminense, n. 23, 2008, p. 1-18. Disponível em:
. Acesso em: 03 out. 2019.
SUA CIDADE. Site da TV Cidade São Luís MA. Disponível em: . Acesso em: 04 jun. 2022.
TRAQUINA, Nelson. O poder do jornalismo: análise e textos da teoria do agendamento. Coimbra: Minerva, 2000. 145 p.
TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo Volume I - Porque as notícias são como são. Florianópolis: Insular, 2. Ed., 2005.
TUCHMANN, Gaye. A objectividade como ritual estratégico: uma análise das noções de objetividade dos jornalistas. In: TRAQUINA, Nelson (org.). Jornalismo: questões, teorias e “estórias”. Lisboa: Vega, 1993. p. 61-73.
VIZEU, Alfredo Eurico Pereira Junior. O newsmaking e o trabalho de campo. In: LAGO, Cláudia; BENETTI, Márcia. Metodologia de pesquisa em jornalismo. 1a edição. Editora Vozes. Petrópolis - RJ, 2007.
WARD, Mike. Jornalismo Online. São Paulo: Rocca, 2005.
WHITE, D. M. O gatekeeper: uma análise de caso na seleção de notícias. In: TRAQUINA, N. (org.). Jornalismo: questões, teorias e “estórias”. Lisboa: Vega, 1993. p. 142-151.
WOLF, Mauro. Teorias das Comunicações de Massa. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação. 8. ed. Lisboa: Editora Presença, 2003.
Direitos autorais 2022 Marília Costa da Trindade, Jean Carlos da Silva Monteiro
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.