O INTELECTUAL SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA E O MODERNISMO BRASILEIRO (Dossiê: História, Política e Intelectuais)
Resumo
eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifier
http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v7i1.1393RESUMO: Este presente artigo tem como pretensão identificar as influências sofridas por Sérgio Buarque de Holanda no processo de consolidação de seu lugar entre os intelectuais brasileiros, sejam elas as do modernismo carioca ou as do modernismo paulista. Percebe-se que Sérgio transita entre as duas correntes do modernismo: do Rio ele traz a base afetiva, familiar, as rodas de choro e a boemia; já de São Paulo ele traz um modernismo mais “radical” e menos parnasiano ou, como ele próprio costumava chama-los “academizantes”.
Palavras-chave: Modernismo, Sérgio Buarque de Holanda, Intelectuais.
ABSTRACT:
This present article intends to identify the influences suffered by Sérgio Buarque de Holanda, both of Rio modernism, as the Paulista modernism. It is noticed that Sergio floats very well between the two forms of modernism. From Rio, he brings emotional, familial basis, samba and bohemia. Now of São Paulo, he brings this most radical and least Parnassian modernism, as he himself used to call them: “academizantes modernists.”
Keywords: Modernism, Sérgio Buarque de Holanda, São Paulo and Rio de Janeiro.
Recebido em: 15/10/2014 – Aceito em 20/12/2014
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ARCANJO, Loque. Os Sons de uma Nação Imaginada: As Identidades Musicais de Heitor Villa-Lobos. Belo Horizonte, 2013. (Tese de Doutorado).
BOAVENTURA, Maria Eugenia. 22 por 22: A Semana de Arte Moderna vista pelos seus contemporâneos. São Paulo: Edusp, 2000.
CARDOSO, Fernando Henrique. Pensadores que Inventaram o Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
DEL PICCHIA, Menotti. Semana de Arte Moderna. Documentário comemorativo dos 80 anos da Semana de Arte Moderna. Produção: TV Cultura. São Paulo, 2002.
HOLANDA, Sérgio Buarque.O Lado Oposto e Outros Lados. Revista do Brasil, São Paulo, p.9-10, 15 de outubro de 1926.
_____________.Manuel Bandeira. Revista Fon-Fon, Rio de Janeiro, 18 de fevereiro de 1922
_____________. O Sentido Universal da Literatura Francesa. Vol.1. Jornal Diário Carioca, Rio de Janeiro, 3 de julho de 1949.
_____________.Depois da Semana. Jornal Diário Carioca, Rio de Janeiro, 24 de fevereiro de 1952.
_____________.O Futurismo Paulista. Revista Fon-Fon, Rio de Janeiro, 10 de dezembro de 1921.
_____________. Conversando com Blaise Cendrars. O Jornal, Rio de Janeiro, 23 de setembro de 1927.
_____________. Originalidade Literária. Jornal Correio Paulistano, São Paulo, 22 de abril de 1920.
_____________. Ariel. Revista do Brasil, São Paulo, 7 de maio de 1920.
MALERBA, Jurandir. Aula Magna: Atualidade de Sérgio Buarque. Berlim, 13/04/2012. (Artigo Científico).
MONTEIRO, Pedro Meira. Mário de Andrade e Sérgio Buarque de Holanda: Correspondência. São Paulo: Companhia das Letras, Edusp, 2012.
RAÍZES DO BRASIL: Uma Cinebiografia de Sérgio Buarque de Holanda. Direção: Nelson Pereira dos Santos, Produção: Márcia Pereira dos Santos e Mauricio Andrade Ramos. Rio de Janeiro: Regina Filmes, Vídeo Filmes e Rio Filme, 2003, 1 DVD.
VELLOSO, Monica Pimenta. História e Modernismo. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
ZAPPA, Regina. Para Seguir Minha Jornada: Chico Buarque. São Paulo: Editora Nova Fronteira, 2011.
##plugins.generic.alm.title##
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2014 André Augusto Abreu Villela
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.