A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR PÚBLICA COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL PARA ALÉM DO CAPITAL

Márden De Pádua Ribeiro, Talita Renata Belintani Oliveira, Alice da Silva Cornélio

Resumo


eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifier

http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v7i1.1415


RESUMO: O tema a ser discutido refere-se à gestão democrática nas instituições de ensino público. Neste sentido, o artigo apresenta como linha mestra a discussão posta por István Mészáros em sua obra “Educação para além do Capital”. O autor discorre a importância da educação como um dos caminhos para libertar a sociedade da ideologização crescente da doutrina capitalista. Defende-se, portanto, neste estudo a gestão democrática da escola pode servir como alternativa na construção de uma concepção de educação alternativa  para além da lógica do capital. Para tanto, é crucial que a gestão democrática escolar seja pensada sob a perspectiva do trabalho, da coletividade e da plena participação dos sujeitos nos processos decisórios. Evidencia-se, pois, neste trabalho, a necessidade por se lutar, conscientizar e promover uma  transformação social que conceba a educação bem como a instituição escolar,  como espaços de resistência e não de legitimação do capital.

Palavras chave: Gestão escolar; Educação democrática; Capitalismo.

ABSTRACT:
The topic being discussed, refers to the democratic management in public education institutions. In this sense, the article is, as a guideline, the discussion brought by István Mészáros in his "Education beyond the capital". The author affirms the importance of education as one way to rid society of the growing ideology of capitalist doctrine. It is argued, therefore, that the democratic management of the school can serve as an alternative to building a design alternative education to the capital logic. Therefore, it is crucial that school democratic management is designed from the perspective of labor, community and full participation of people in decision-making. It is evident therefore, in this work, the need to fight for awareness of the needs to promote social change to devise education and the school institution as areas of resistance, and not capital legitimation.
Keywords: School management; Democratic education; Capitalism.

Recebido em: 30/11/2014 – Aceito em 31/12/2014


Palavras-chave


Educação; Gestão Escolar; Capitalismo;

Texto completo:

PDF

Referências


CORRÊA, Maria Laetitia; PIMENTA, Solange Maria. Teorias da administração e seus desdobramentos no âmbito escolar. In:OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro (org.).Gestão Educacional: novos olhares, novas abordagens. Rio de Janeiro: Vozes, 2005. cap. 2, p. 22-39.

GADOTTI, Moacir. Gestão democrática com participação popular no planejamento e na organização da educação nacional. Conae. 2014. Disponível em: < http://www.conae2014.mec.gov.br/artigos>. Acesso em: 25 set. 2014.

JUNIOR, Justino, Souza. O programa marxiano de educação e o fundamentodapráxis. In: Trabalho, Educação e Saúde. Rio de Janeiro, vol.7, p. 51-66, 2009. Disponível em: . Acesso em: 28 junho 2013.

LIMA, Antonio Bosco de. Adeus à Gestão (Escolar) Democrática. Revista @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 27-50, 2013.

MÉSZÁROS, István. Educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008. 126 p.

MONTEIRO, Maria Aparecida. Administração escolar no Brasil: teoria e prática. EDUCERE – Revista de Educação, Toledo-PR, v.1, n.1, jan/jun 2001.

PARO, Vitor Henrique. Implicações do caráter político da educação para a administração da escola pública. Educação e Pesquisa, São Paulo, n.2, p. 11-23, jul./dez. 2002. Disponível em: . Acesso em 12 julho 2013.

PASSADOR, Cláudia Souza; SALVETTI, Thales Silveira. Gestão escolar democrática e estudos organizacionais críticos: convergências teóricas. Educ. Soc: Campinas, v.34, n.123, p. 477-492, abr./jun.2013. Disponível em . Acesso em 18 de Agosto de 2014.

VIEIRA, Sofia Lerche. Política (s) e Gestão da Educação Básica: revisitando conceitos simples. RBPAE; v.23, n.1, p.53-69, jan./abr. 2007.


##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2014 Márden De Pádua Ribeiro, Talita Renata Belintani Oliveira, Alice da Silva Cornélio

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

  

NOVO QUALIS CAPES B2