Francisco Curt Lange e o modernismo musical no Brasil: Identidade nacional, política e redes sociais entre os anos 1930 e 1940
Resumo
eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifier
http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v3i2.423
RESUMO: Este texto tem como objetivo uma análise de alguns elementos do modernismo musical no Brasil entre os anos 1930 e 1940, tendo como referência a figura de Francisco Curt Lange. Esse musicólogo é pensado como o centro de uma rede de sociabilidade entre músicos de diferentes perspectivas estéticas. Em seus diálogos transitam temas que envolvem a cultura e a política no Brasil daquele contexto, bem como as diferentes posições de intelectuais, como Mário de Andrade e Joaquin Koellreuter, frente a um cenário de construção de identidade musical para o Brasil.
PALAVRAS-CHAVE: Modernismo musical; Estética; Curt Lange; Historiografia dos intelectuais
ABSTRACT: This paper aims at an analysis of some elements of musical modernism in Brazil between 1930 and 1940, with reference to the figure of Francisco Curt Lange. This musicologist is thought of as the center of a network of sociability between musicians from different aesthetic perspectives. In his dialogues transit issues involving culture and politics in Brazil that context as well as the different positions of intellectuals such as Mário de Andrade and Joaquin Koellreuter, compared to a musical identity construction scenario for Brazil.
KEYWORDS: Musical Modernism; aesthetics; Curt Lange; Historiography of intellectuals
Recebido:28/11/2010 Aceito:23/12/2010
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
Referências:
ASSIS, Ana Cláudia. Os Doze sons e a cor nacional: conciliações estéticas e culturais na produção musical de César Guerra-Peixe (1944-1954). (Tese de doutoramento apresentada no PPGHIS/FAFICH) Universidade Federal de Minas Gerais, 2005.
ALMEIDA, Renato. História da Música Brasileira. Rio de Janeiro: F. Briguiet, 2a edição, 1942.
ARCANJO, Loque. O Ritmo da mistura e o compasso da História: o modernismo musical nas Bachianas Brasileiras de Heitor Villa-Lobos. Rio de Janeiro: E-papers, 2008.
ARCANJO, Loque. Um Universo musical bachiano: diversidade cultural e diálogos musicais nas Bachianas Brasileiras de Heitor Villa-Lobos (1930 - 1945). Ciência e Conhecimento, Belo Horizonte, v. 2, p. 107-127, 2006.
BLOCH, M. Apologia da História ou o oficio do Historiador. São Paulo: Zahar, 2002.
BURKE, Peter. O que é História Cultural. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
CANCLINI, N. G. A Globalização Imaginada. São Paulo: Iluminuras, 2003.
CONTIER, Arnaldo Dayara. Modernismos e Brasilidade: música, utopia e tradição. In: NOVAES, Adauto. (org.) Tempo e História. SP: Companhia das Letras, 1992.
COTTA, André Guerra (org.). Guia Curt Lange. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005.
EGG, André. O Grupo Música Viva e o nacionalismo musical. In: Anais do 3o Fórum de pesquisa científica em arte. Escola Música e Belas Artes do Paraná. Curitiba, 2005.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
HOBSBAWN, E. Nações e Nacionalismo no novo século. In: HOBSBAWM, E. Globalização, democracia e terrorismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, p. 86-97.
JENKINS, Keith. A história repensada. São Paulo: Contexto, 2001.
KOSELLECK, Reinhart. Espaço de experiência e horizonte de expectativa: duas categorias históricas. IN: KOSELLECK, R. Futuro Passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Ed. PUC/RIO, 2006, p. 305-327.
KATER, C. Música Viva e H. J. Koellreuter: movimentos em direção à modernidade. São Paulo: Ed. Musa, 2001.
NAPOLITANO, Marcos. Fontes áudio-visuais: a História depois do papel. In: PINSKY. Sandra B. Fontes Históricas. São Paulo: Editora Contexto. 2005.
NEVES, José Maria. Música Contemporânea Brasileira. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1981.
REIS, J. C. As identidades do Brasil: de Varnhagen a FHC. Rio de Janeiro: Getúlio Vargas, 1999.
REIS, J. C. O conceito de tempo histórico em Ricoeur, Annales e Koselleck: uma articulação possível. Revista Síntese, Vol. 23, número 73, 1996, p. 229-252.
REIS, J. Carlos. Identidades do Brasil 2 de Calmon a Bonfim. A Favor do Brasil: direita ou esquerda. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2006.
MALATIAN, Teresa. Cartas: narrador, registro e arquivo. In: PINSKI, Carla Bassanezi; LUCA, Tânia Regina de. O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009, p. 195-223.
RÉMOND, Réne. Por uma história política. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ/Ed. FGV, 1996
SADIE, Stanley. Dicionário Grove de Música: edição concisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994.
TINHORÃO, José Ramos. História Social da Música Popular Brasileira. Lisboa: Editorial Caminho, 1990.
WISNIK, J. M. “Getúlio da Paixão Cearense”: Villa-Lobos e o Estado Novo. In: SQUEFF, E. WISNIK, J. M. Música: O Nacional e o Popular na cultura brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1982.
##plugins.generic.alm.title##
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2010 Loque Arcanjo Jr.
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.