Análise de erros ortográficos em redações
Resumo
eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifier
http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v4i2.686RESUMO: Neste artigo, identificaram-se e analisaram-se os erros ortográficos encontrados nas redações de dez alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Domingos José Diniz Costa Belém, localizada no município de Contagem/MG. Elaborou-se uma pesquisa quantitativa e qualitativa, comprovando-se que as falhas ocorreram por questões fonéticas, concomitantemente ligadas à arbitrariedade da fala. Na análise dos erros, foi utilizada a classificação proposta por Lemle (2006).
PALAVRAS-CHAVE: erros ortográficos, alunos, escola pública, redações e análise.
ABSTRACT: In this article, we identified and analyzed the spelling errors found in the writings of ten elementary school students in the School Hall Domingos José Diniz Costa Belém, located in Contagem / MG. The article presents a qualitative and quantitative research, proving that the failures were due to phonetic issues concurrently connected to the arbitrariness of speech. In error analysis, we used the classification proposed by Lemle (2006).
KEYWORDS: typografical errors, students, public school, compositions and analysis.
Recebido: 30/11/2011 Aceito: 30/12/2011
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
REFERÊNCIAS
BAGNO, Marcos. Português ou brasileiro: um convite à pesquisa. São Paulo:
Parábola Editorial, 2001.
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática da Língua Portuguesa. 37. ed.
Revista, ampliada e atualizada com o novo Acordo Ortográfico. Rio de janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e lingüística. 10. ed. São Paulo:
Scipione, 1997.
GENOUVER, Emile; PEYTARD, Jean. Linguística e o ensino do português.
Coimbra: Livraria Almedina, 1974.
LEMLE, Miriam. Guia teórico do alfabetizador. 16 ed. São Paulo: Ática, 2006.
##plugins.generic.alm.title##
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2011 Aline Lopes Seabra, Giselle Maia Nunes, Wagner Vieira de Carvalho
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.