Práticas de visitas a museus: ensino de história e formação de professores

Elizabeth Aparecida Duque Seabra

Resumo


eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifier

http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v5i1.818


RESUMO: Este texto discute em que medida as práticas escolares de visitas a museus podem romper com saberes disciplinares e pedagógicos e incidir sobre a produção de um conhecimento experiencial sobre a história e a memória a ser mobilizado no ensino de história. As práticas de visitas foram analisadas através dos relatos escritos, visuais e orais de um grupo de estudantes de Licenciatura em História, durante seu percurso formativo entre 2005 e 2008. Destacaram-se, em especial, as práticas vivenciadas no Museu do Escravo de Belo Vale, Minas Gerais, e no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro.

PALAVRAS-CHAVE: Visitantes de Museus, Formação de Professores e Ensino de História.

ABSTRACT: This text discusses in which measure the school practices of museum visits can break with the disciplinary and pedagogical knowledge and introduce on the production of an experiential knowledge about the history and the memory being mobilized on the teaching of history. The practices of visits were analyzed through the written, visual and oral reports of a group of students from graduation in History during their formative process between 2005 and 2008. Stood out the practices that were lived on the Slave Museum, on Belo Vale, Minas Gerais and on the National Historical Museum on Rio de Janeiro.

KEYWORDS: Museum Visitors, Teacher Education and teaching of history.

Recebido:04/08/2012     Aceito: 04/08/2012


Palavras-chave


Visitantes de Museus; Formação de Professores; Ensino de História;

Texto completo:

PDF

Referências


Documentos

IBRAN- Instituto Brasileiro de Museuw. Cadastro Nacional de Museus, 2010. Disponível em Acesso em 2010.

FIPEL – Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo. Instituto Superior de

Educação de Pedro Leopoldo. Relatórios de visita ao Museu Histórico Abílio Barreto. 2o período. Curso de História. Pedro Leopoldo. Minas Gerais, 2005.

FIPEL. Relatório síntese do Trabalho de Campo. Visita a Belo Vale - MG.

Museu do Escravo e Fazenda Boa Esperança. 4o período. Curso de História. Pedro Leopoldo. Minas Gerais, 2006.

FIPEL. Relatório de visita ao Museu Histórico Nacional. Rio de Janeiro. 7o

período. Curso de História. Pedro Leopoldo. Minas Gerais, 2008.

Bibliografia:

DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010

FONSECA, Selva Guimarães. Espaços de formação do professor de história. Campinas, Papirus, 2008, p. 261-280.

GALZERANI, Maria Carolina Bovério. Imagens entrecruzadas de infância e de produção de conhecimento histórico em Walter Benjamin. In: FARIA, Ana Lucia Goulart alli (org.) Por uma cultura da infância: metodologias de pesquisa com crianças. Campinas, SP: Autores Associados, 2002, p.48-68

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de presença. O que o sentido não

consegue transmitir. Rio de Janeiro, Contraponto, Ed. PUC-Rio, 2010.

HALL, Suart. Representation: cultural representations and signifying practices. London; Thousand Oaks, California: Sage in Association with the Open University, 1997.

HALL. Suart. Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, Brasília: UNESCO, 2003.

KOSELLECK, Reinhart. Uma história dos conceitos: problemas teóricos e

práticos. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, vol.5, n.10, 1992, p.134-146.

KOSELLECK, Reinhart. Futuro do passado: contribuição à semântica dos

tempos históricos. Rio Janeiro, Contraponto, Ed. PUC – Rio, 2006.

RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa. 1. A intriga e a narrativa histórica. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

RÜSEN, Jörn. História viva: teoria da história: formas e funções do

conhecimento histórico. Brasília: UNB, 2007.

PEREIRA, Junia Sales et alli. Escola e Museus: diálogos e práticas. Belo

Horizonte: Secretaria de Estado de Cultura/Superintendência de Museus, PUC Minas/Cefor, 2007.

PIMENTEL, Thais Velloso.Cougo.(org.). Reinventando o MHAB: o museu e seu novo lugar na cidade:1993-2003. Belo Horizonte: Museu Histórico Abílio Barreto, 2004.

SEABRA, Elizabeth Aparecida Duque.. Visitas de estudantes a museus:

formação histórica, patrimônio e memória. Tese de doutoramento. Campinas, SP, Unicamp, 2012.

SILVA, Marcos e FONSECA, Selva Guimarães. Ensinar história no século XXI: em busca do tempo entendido. Campinas: SP, Papirus, 2007.

Williams, R. Cultura e sociedade: 1780-1950. São Paulo, Editora Nacional,

WILLIAMS, Raymond. Marxismo e literatura. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

ZAMBONI, Ernesta.(org.). Digressões sobre o ensino de história: memória,

história oral e razão histórica. Itajaí: Editora Maria do Cais, 2007.

ZAMBONI, E. et alli (org.).Memórias e histórias da escola. Campinas, SP:

Mercado de Letras, 2008.


##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Elizabeth Aparecida Duque Seabra

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

  

NOVO QUALIS CAPES B2