Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista ehum é um periódico vinculado ao Unibh, gerida pela pós-graduação desta instituição e tem como objetivo publicar contribuições inéditas e de conteúdo com originalidade acima de 60%, preferencialmente, textos resultantes dos trabalhos de pesquisadores, docentes e discentes de diferentes vínculos institucionais. Os trabalhos a serem publicados podem constituir de resultados parciais ou finais de suas investigações. A Revista será publicada em meio eletrônico, podendo também ser divulgada em “CD-ROM”. O periódico publica edições semestrais e recebe materiais em fluxo contínuo nas seguintes seções: artigos de dossiês temáticos, artigos livres, transcrições documentais comentadas, resenhas e entrevistas.

 

Políticas de Seção

Expediente

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigo Convidado

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Transcrição Documental

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Temático

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Revista completa

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista ehum adota avaliação por pares cega, preferencialmente exercida por pareceristas externos à Instituição. Para tal avaliação ter credibilidade deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo editorial. A revista submete as colaborações a dois avaliadores que podem ser do Conselho Consultivo ou ad hoc. Havendo discordância entre eles, o trabalho será encaminhado a um terceiro avaliador. Os pareceres serão enviados aos autores, de maneira que esses possam fazer as correções (quando requeridas), e aprimorar sua formação acadêmica por meio das sugestões e críticas expressas pelo avaliador. Aos proponentes, cujos trabalhos tiverem parecer recusado, não cabe nenhum tipo de recurso.

 

Periodicidade

A publicação é semestral

 

Política de Acesso Livre

A ehum oferece acesso livre e imediato às publicações veiculadas. O periódico orgulha-se de veicular conteúdo gratuito na internet fazendo parte do processo global de proliferação de conhecimento científico. Como parte da politica de acesso livre a ehum estabelece compromisso de acesso livre com o Diadorim que é um diretório de informações da política editorial das Revistas científicas brasileiras sobre o armazenamento, acesso e uso dos artigos destes períodicos em Repositórios Institucionais de Acesso Aberto (RI).

A ehum também estabelece politicas de acesso livre na agência internacional de certificação de politicas de acesso livre Sherpa & Romeo nas quais os autores detêm direitos autorais e direitos de publicação irrestritos. O selo de atribuição é verde.

Salienta-se que o periódico ehum é gratuito e não cobra taxas e/ou quaisquer outro valor para submissão e/ou processamento e/ou publicação dos artigos.

 

Arquivamento

A revista e-hum utiliza o sistema LOCKSS, em parceria com a Rede Cariniana coordenada pelo IBICT - Brasil, para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração do periódico.

Pagina atualizada sobre o arquivamento do Periódico e-hum no documento ver index 21 LOCKSS.IBICT.BR 

Também as informações do arquivamento na agência de registro podem ser verificadas no Portal do ISSN Keepers. org

 

 

Indexadores e Repositorios



 

Ficha Catalográfica

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)

(Bibliotecária Ana Carolina Silva de Souza Jorge, CRB6/2610)

 

 

 

            E-Hum [recurso eletrônico]: Revista científica das áreas de humanidades do Centro Universitário de Belo Horizonte. – v.6, n.2. ago./dez. 2013. – Belo Horizonte: Unibh, 2008-.

            74 p. : 18,7 kb ; pdf

 

 

 

            Semestral.

            Editor: Rangel Cerceau Netto.

            ISSN 1984-767X

 

            1. Ciências Sociais. 2. Humanidades. 3. Pesquisa científica. I. Cerceau Netto, Rangel. II. Título.

CDD: 300.005

CDU: 3 (05)

 

Politica Antiplágio e Questões Éticas nas Publicações

A Revista e-hum passa a adotar em seu processo editorial a análise de plágio em concordância com a sua política de acesso livre. As submissões aceitas são analisadas com ajuda de programas antiplágio. As contribuições submetidas que apresentarem plágio serão canceladas e seu(s) autor(es) informados do cancelamento. Se a constatação do plágio ocorrer após publicação da contribuição, o texto será retirado do sistema. No que concerne a ideia de autoplágio considera-se que as contribuições do mesmo autor devem ser inéditas com originalidade de conteúdo acima de 60%. Entendemos que nessa proporcionalidade, verificada nos programas antiplágio, ressalva as políticas de “Acesso Aberto” e o direito dos autores a difusão e divulgação de seus trabalhos e pesquisas para aumento do impacto e divulgação.

Ética  na Publicação Científica.

A equipe editorial da E-hum tem como referência as diretrizes internacionais do Comitê de Ética em Publicações (COPE) e as Diretrizes Básica para Integridade na Atividade Científica (CNPq). Entende-se que as questões éticas da area de humanidades envolvem, sobretudo, os assuntos relacionados ao plágio, autoplágio, manipulação de citações e falsificação. Também e comum constatar a fabricação de dados e a falta de comprovação probatória que sustentem as ideias e interpretações nas contribuições enviadas. A utilização de informações falsas e aquelas deliberadamente consideradas fakenews. Em qualquer tempo, são passiveis de restrições e correções, inclusive após as publicações. Os integrantes do periódico  podem-se reunir e optar pela exclusão das contribuições consideradas antiéticas respeitando o contraditório das manifestações dos envolvidos.