Submissões Online
Já possui um login/senha de acesso à revista e-hum?
Acesso
Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro
O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
1. A revista ehum aceita para publicação entrevistas, transcrições documentais, resenhas e artigos todos devem ser inéditos em sua especialidade: resultados de pesquisas; resenhas e recensões críticas de obras científicas recém-publicadas nas áreas de Educação, Letras, História, Ciências Sociais e Serviço social.
Obs.: não serão aceitos capítulos de dissertações ou teses em que essa condição possa ser constatada no texto. 2. O material para publicação deverá ser encaminhado por meio eletrônico após o cadastro do autor no link acesso do endereço http://www.unibh.br/revistas/ehum
3. Todos os trabalhos deverão ser enviados através do programa Microsoft Word for Windows, em fonte Arial, corpo 12 e espaço 2.
4. Só será aceito para publicação, de cada autor ou conjunto de autores, um artigo por ano.
5. O(s) autor(es) deve(m) ser graduado(s), mestre(s) ou doutor(es). Não serão aceitos trabalhos de alunos sem a co-autoria de seus respectivos orientadores.
6. Os trabalhos encaminhados terão um mínimo de 10 e não devem ultrapassar 20 páginas.
7. O material a ser publicado deve ser acompanhado de folha de rosto onde serão indicados: título; autor ou autores; instituição em que trabalha cada autor e a atividade que exerce na mesma; titulação acadêmica de cada autor; e-mail para contato
8. O arquivo, digitado em espaço duplo, fonte 12, Arial, deve desenvolver-se na seguinte sequência: título do trabalho; nome(s) do(s) autor(es) – um abaixo do outro –; filiação científica do(s) autor(es) e nome da(s) instituição(ões) a que se acha(m) vinculado(s) abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es) – as informações de cada autor abaixo do nome respectivo –; resumo e três palavras-chave em português; texto do artigo; resumo e as mesmas três palavras-chave traduzidos para outra língua (inglês, francês ou espanhol); referências bibliográficas. Se houver agradecimento ou dedicatória, acrescentá-los antes do resumo em português.
9. As ilustrações, gráficos e tabelas (indicar a fonte quando não forem originais do trabalho), com as respectivas legendas e/ou numerações, deverão vir em folhas separadas, indicando-se, no texto, o lugar onde devem ser inseridas.
10. As notas de rodapé devem figurar ao pé da página em que seu número aparece. As notas de indicação bibliográfica, em pé de página, devem ser apresentadas observando-se a seguinte norma: sobrenome do autor em maiúsculas, título do livro ou texto consultado e número da página.
11. As referências deverão aparecer completas, ao final do artigo, em ordem alfabética de sobrenome de autor, atendendo-se às regras para indicação bibliográfica, conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cujos elementos básicos especificamos a seguir:
Citação de artigo de revista deverá conter: autor(es) do artigo, título do artigo, título da revista grifado, local da publicação, número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo citado, mês e ano da publicação;
Citação de capítulo de livro deverá conter: autor(es), título do capítulo, organizador(es) da coletânea, título do livro grifado, número da edição (a partir da segunda), local de publicação, editora, data, página inicial e final do capítulo.
Citação de livro deverá conter: autor(es), título grifado, número da edição (a partir da segunda), local de publicação, editora, data, número total de páginas.
12. As páginas deverão ser numeradas na margem superior direita.
13. O material deverá vir devidamente revisado pelo autor. A Comissão Editorial reserva-se o direito de fazer nova revisão e de fazer as necessárias alterações.
14. Os autores serão informados sobre a publicação ou não de seus artigos, desde que forneçam endereço eletrônico. A Comissão Editorial não se responsabilizará pela comunicação dessa informação aos autores que tiverem as mensagens eletrônicas a eles endereçadas devolvidas pelos provedores por razões alheias à própria Comissão. Não serão emitidos nem remetidos aos autores pareceres escritos sobre artigos não aceitos.
15. O autor que tiver seu artigo aceito receberá um certificado de publicação.
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Política Antiplágio
A Revista e-hum passa a adotar em seu processo editorial a análise de plágio em concordância com a sua política de acesso livre. As submissões aceitas são analisadas com ajuda de programas antiplágio. As contribuições submetidas que apresentarem plágio serão canceladas e seu(s) autor(es) informados do cancelamento. Se a constatação do plágio ocorrer após publicação da contribuição, o texto será retirado do sistema. No que concerne a ideia de autoplágio considera-se que as contribuições do mesmo autor devem ser inéditas com originalidade de conteúdo acima de 60%. Entendemos que nessa proporcionalidade, verificada nos programas antiplágio, ressalva as políticas de “Acesso Aberto” e o direito dos autores a difusão e divulgação de seus trabalhos e pesquisas para aumento do impacto e divulgação.
Ética na Publicação Científica.
A equipe editorial da E-hum tem como referência as diretrizes internacionais do Comitê de Ética em Publicações (COPE) e as Diretrizes Básica para Integridade na Atividade Científica (CNPq). Entende-se que as questões éticas da area de humanidades envolvem, sobretudo, os assuntos relacionados ao plágio, autoplágio, manipulação de citações e falsificação. Também e comum constatar a fabricação de dados e a falta de comprovação probatória que sustentem as ideias e interpretações nas contribuições enviadas. A utilização de informações falsas e aquelas deliberadamente consideradas fakenews. Em qualquer tempo, são passiveis de restrições e correções, inclusive após as publicações. Os integrantes do periódico podem-se reunir e optar pela exclusão das contribuições consideradas antiéticas respeitando o contraditório das manifestações dos envolvidos.
Política de Privacidade
Os contatos e endereços informados neste periódico serão utilizados para as próprias atividades editoriais e não serão disponibilizados para outras finalidades.