A SIMBOLOGIA DAS CORES EM "A MÁSCARA DA MORTE VERMELHA", DE EDGAR ALLAN POE

Higor Cesar Araujo, Marcelo Augusto Nery Médes

Resumo


eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifier

http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v11i2.2595

 

 The symbology of colors in "The Mask of Red Death" by Edgar Allan Poe.

Resumo: Esta pesquisa se propõe analisar o significado das cores que compõem a narrativa “A máscara da Morte Vermelha” (1842), de Edgar Allan Poe (1809-1849), abordando essas cores em seu caráter de signo semiótico e apoiando-se em teorias da própria Semiótica e Psicologia. Para isso, se faz necessário a leitura de obras como O teste das cores (1989), do psicólogo suíço Max Lüsher, Semiótica Aplicada (2008), de Lúcia Santaella, A ambientação em “A máscara da Morte Rubra” de Edgar Allan Poe, monografia de Ana Paula Bittencourt,Transitividade e os planos discursivos: Figura e fundo, nos contos “A máscara da Morte Rubra” e “O gato preto” de Edgar Allan Poe, pesquisa de Francisco Fábio Marques da Silva e Raquel Alves da Silva e textos teóricos sobre a obra de Poe.
Palavras-chave:  A máscara da Morte Vermelha, Semiótica, Edgar Allan Poe


Abstract: This research aims to analyze the meaning of the colors that make up the narrative "The mask of the Red Death" (1842), by Edgar Allan Poe (1809-1849), addressing these colors in their semiotic character and based on theories of Own Semiotics and Psychology. For this, it isnecessarytoreadworkssuch as The Color Test (1989), bytheSwisspsychologist Max Lüsher, Semiótica Aplicada (2008), by Lúcia Santaella, A ambientação em “A máscara da Morte Rubra” de Edgar Allan Poe, Ana Paula Bittencourt’smonograph,Transitividade e os planos discursivos: Figura e fundo, nos contos “Aa máscara da Morte Rubra” e “O gato preto” de Edgar Allan Poe, researchof Francisco Fábio Marques da Silva and Raquel Alves da Silva,andtheoreticaltextsontheworkof Poe.

Keyword: The Mask of the Red Death, Semiotcs, Edgar Allan Poe

Recebido em: 20/07/2018  – Aceito em 04/11/2018


Palavras-chave


A máscara da Morte Vermelha; Semiótica; Edgar Allan Poe

Texto completo:

PDF

Referências


BERTRAND, Denis. Caminhos da semiótica literária. São Paulo: EDUSC, 2003. 444p.

BITTENCOURT, Ana Paula Sloboda. A ambientação em “A máscara da Morte Rubra” de Edgar Allan Poe. 2006. 62 f. Monografia (Graduação em Letras) – Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2006. Disponível em:

. Acesso em: 18 set. 2016.

ECO, Umberto. Semiótica e Filosofia da Linguagem. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.

FERRO, Jeferson. Introdução às literaturas de língua inglesa. Trad. Maria Helena Vieira de Araújo. 2. ed. Curitiba: InterSaberes, 2015.

FREITAS, Ana Karina Miranda de. Psicodinâmica das cores em comunicação. 2007. 18 f. Artigo (Graduação em Publicidade e Propaganda) - ISCA Faculdades, Limeira, São Paulo, 2007. Disponível em: . Acesso em: 1° maio 2017.

GRAWUNDER, Maria Z. A palavra mascarada. São Marcos: Ed. da UFSM, 1996.

HOLLAND, Peter. The tempest: Introduction. The complete pelican Shakespeare. Ed. Stephen Orgel e A.R. Braunmuller. Nova York, NY: Penguin Books, 2002.

MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. São Paulo: Cultrix, 1991.

POE, Edgar Allan. A máscara da Morte Vermelha. In: ___. Contos de imaginação e mistério. Trad. Cássio de Arantes Leite. São Paulo: Tordesilhas, 2012. p. 143-150.

POE, Edgar Allan. The philosophy of composition. Trad. Oscar Mendes e Milton Amado. p. 1-10, 1846. Disponível em: . Acesso em: 15 mar. 2017.

ROPPOLO, Joseph Patrick. Meaning and The masque of the Red Death. In: POE, Edgar Allan. A collection of critical essays. Ed. Robert Regan. New York: Prentice-Hall, Inc, 1967. p. 134.

ROSSI, Aparecido Donizete. Manifestações e configurações do gótico nas literaturas inglesa e norte-americana: um panorama. ÍCONE, Revista de Letras, São Luís de Montes Belos, v. 2, p. 55-76, jul. 2008. Disponível em:

. Acesso em: 18 set. 2016.

ROYOT, Daniel. A literatura americana. São Paulo: Editora Ática, 2009.

SANTAELLA, Lúcia. Semiótica Aplicada. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

SILVA, Francisco Fábio Marques da; SILVA, Raquel Alves da. Transitividade e os planos discursivos: figura e fundo, nos contos “A máscara da Morte Rubra” e “O gato preto” de Edgar Allan Poe. CELUFC, Fortaleza, n. 3, s.d. p. 114-127. Disponível em: . Acesso em: 18 set. 2016.

SHAKESPEARE, William. As You Like It. The Complete Pelican Shakespeare. Ed. Stephen Orgel e A.R. Braunmuller. Nova York, NY: Penguin Books, 2002.

TELES, Hanny Francy Passos; TELES, Luciano Everton Costa. A literatura fantástica de Allan Poe: histórias extraordinárias. p. 1-6, s.d. Disponível em:

. Acesso em: 18 set. 2016.

ZIMMERMAN, Brett. Edgar Allan Poe: Rhetoric and Style. Montreal: McGill-Queen's Press – MQUP, 2005.


##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Higor Cesar Araujo, Marcelo Augusto Nery Médes

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

  

NOVO QUALIS CAPES B2