Novas tecnologias: Novos Professores? Novos Saberes?
Resumo
eoi/doi Deposit Form - Electronic Object Identifier
http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v1i1.368RESUMO: A integração da educação com a informação-comunicação precisa ter seu lugar repensado dentro das escolas. Neste artigo tento instigar reflexões no trato das questões referentes às novas tecnologias e suas implicações na leitura, na linguagem e na formação dos professores.
PALAVRAS-CHAVE: Leitura, Internet, Formação Docente
ABSTRACT:The integration of education with the information and communication, must have rethought its place within the schools. In this article I try to instigate reflections on issues concerning the treatment of new technologies and their implications for reading, in language and training of teachers.
KEYWORDS: Reading, Internet, Teacher education
Recebido: 30/10/2008 Aceito:30/11/2008
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 2.ed. São Paulo: Martins Fonte, 1997.
CALVINO, Ítalo. Por que ler os clássicos? São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
COSCARELLI, Carla Viana. A produção de gêneros textuais. Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, 2007.
FISCHER, Rosa Maria B. Identidade, Cultura e Mídia: a complexidade de novas questões educacionais na contemporaineidade. In: SILVA, Luis Heron (org.) Século XXI. Qual conhecimento? Qual currículo? Petrópolis: Vozes, 1999.
KRAMER, S. Por Entre as Pedras: Armas e Sonhos na Escola. São Paulo: Ática, 1993.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. O hipertexto como um novo espaço de escrita em sala de aula. Linguagem & Ensino, v.4, n.1, p.79-111, 2001.
MARINHO, Marildes. A oficialização de novas concepções para o ensino de português no Brasil. Tese de doutorado da Faculdade de Letras. Unicamp. 2001
QUEIROZ, Sonia. Poesia em imagens, sons e páginas virtuais. In MARINHO, Marildes (org). Ler e navegar: espaço e percursos da leitura. Campinas: Mercado de Letras –
ALB, 2001 RIBEIRO, Ana Elisa. Ler na tela – letramento e novos suportes de leitura e escrita In. COSCARELLI, Carla, RIBEIRO, Ana Elisa (orgs.). Letramento Digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Ceale, Autêntica, 2005
ROCHA, E. A. C. Pré-escola e Escola: Unidade ou Diversidade. Dissertação de Mestrado da Universidade Federal de Santa Catarina. Santa Catarina, 1992
RODRIGUES, Neidson. Por uma nova escola: o transitório e o permanente na educação. São Paulo: Cortez, 1993.
SCHAFF, A. A Sociedade Informática: as Conseqüências da Segunda Revolução Industrial. São Paulo: Fundação Editora Unesp, Brasiliense,1990.
SCHNEUWLY, Bernard (2004). Os Gêneros escolares – das práticas de linguagem aos objetivos de ensino in SCHNEUWLY, Bernard, DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. ROJO, Roxane, CORDEIRO, Glaís Sales. Campinas, SP: Mercado das letras, p.71-91.
SILVA, Sandro Luiz da. Letramento digital de professores em contexto de formação continuada. Dissertação de mestrado do programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. 2004
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 2a ed. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
SOARES, Magda. Novas possibilidades de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação e Sociedade, v. 23, n.81, p. 143-160, dez 2002.
STAHL, Marimar M. Formação de professores para uso das novas tecnologias de comunicação e informação. In: CANDAU, Vera Maria (Org.). Magistério: construção cotidiana. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 1997.
##plugins.generic.alm.title##
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2008 Daniele Cristina Mendes
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.